20 de abr. de 2010

AIKIDO, A ARTE MARCIAL DA PAZ

AIKIDO é uma arte marcial surgida no Japão, na década de 1920, criada pelo mestre Morihei Ueshiba, a partir de suas experiências em várias outras técnicas.
O princípio fundamental do AIKIDO está contido no próprio nome: “AI” que significa união, harmonia, “KI” é a energia vital e “DO” é caminho, ou seja, uma forma de buscarmos a harmonia do nosso viver (energia vital). Esta energia vital é a mesma que mantém o funcionamento do nosso universo e portanto a vida de cada um de nós.
Uma das características que o diferencia das outras artes marciais é a inexistência de competições. O objetivo não é vencer o outro, mas ajudar o outro para a superação dos obstáculos que vão surgindo.
A luta é vencer a si próprio. Como uma arte marcial, o AIKIDO tem origem em técnicas de guerra, mas a energia que existe numa luta de vida ou morte é revertida em benefício de ambos. Num treino, o papel de atacar e defender é alternado entre os participantes onde a regra é a preservação da integridade física de ambos. As técnicas movimentam as articulações que proporcionam o livre fluxo da energia “KI” e as quedas, com os rolamentos, funcionam como massagens dos meridianos de energia do corpo e, como resultado, temos um bem estar geral. Em se tratando de arte marcial, traz uma melhora na auto-confiança e, consequentemente, na auto-imagem e na condição de vida.
Ao longo do tempo, vai se adquirindo uma postura de serenidade com relação à vida, pois harmonizar é entender a si, ao próximo e à natureza. O AIKIDO é considerado o zen em movimento.
O AIKIDO é a arte marcial da paz.

Paulo Fujita - Sensei 4º DAN (yondan) de AIKIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário